Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Nº 119 - 21 a 27 de novembro de 2005
Acordo vai estreitar relações entre Brasil e Holanda
A diretora do Departamento de Políticas e Articulação Institucional da Setec/MEC, Ivone Maria Elias Moreyra, apresentou ao representante do governo holandês, Ko Steenwinkel, em novembro, os projetos do Governo Federal relacionados à formação profissional. O encontro aconteceu durante visita da ministra da Educação da Holanda, Maria Van Der Hoeven, ao ministro Fernando Haddad.
Em sua apresentação, Ivone Moreyra destacou os programas de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (Proeja) e o Escola de Fábrica.
A Holanda, segundo Ko Steenwinkel, quer estabelecer no Brasil uma casa de ensino profissionalizante e repassar aos brasileiros o conhecimento que existe na área em seu país. "Podemos estabelecer parcerias para qualificar professores e realizar intercâmbios entre nossos profissionais, por exemplo", disse.
Na opinião do executivo holandês, o Brasil tem qualidade nos serviços oferecidos nas áreas de turismo e hotelaria e há investidores internacionais muito interessados nesses setores. Segundo ele, se o país quiser atrair esses empresários, deve oferecer cursos que permitam a qualificação de seus profissionais. "O investimento em cursos de capacitação técnica é uma forma de mostrar aos investidores que há espaço para novos investimentos aqui", acredita Ko Steenwinkel.
Novo encontro entre o representante holandês e os gestores da Setec está previsto para dezembro.
FONTE