> Portal Aprendiz,

24/05/2007

Enem auxilia na aprovação em vestibulares concorridos 

 

 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode auxiliar os estudantes que estão concluindo, ou que já concluíram, o ensino médio a serem aprovados em alguns dos vestibulares mais concorridos do país.

Atualmente, o exame faz parte do processo seletivo de 560 instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país, entre elas, universidades de renome, como as federais de São Paulo (USP), a Federal do Espírito Santo (Ufes), Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a de Ouro Preto (Ufop). Cada instituição é autônoma para decidir como utilizar a nota dos candidatos. Na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, a prova de conhecimentos gerais do Enem corresponde a 20% da nota da primeira fase do vestibular. O mais recente vestibular da USP teve 142.656 inscritos - 87,04% (124.656) haviam participado do Enem. A instituição ofereceu 10.202 vagas e, para alguns cursos, a relação candidato/vaga foi superior a 45.

No vestibular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), os candidatos que já atingiram nota igual ou superior a 70 no Enem (média  a prova objetiva e redação), não precisam fazer o vestibular. O estudante é automaticamente classificado e pode fazer sua matrícula. A cada ano, a Unirio reserva 377 vagas para ingresso exclusivo pelo Enem, entre elas 34 para o curso de direito e 36 para medicina. Aqueles que já realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio em anos anteriores também podem utilizar sua nota para ingressar no ensino superior. Eles podem fazer o exame novamente, para tentar melhorar seu desempennho, ou solicitar a utilização da nota de exames anteriores. O Ministério da Educação mantém, por cinco anos, um banco de dados sigiloso com todos os resultados. A lista com todas as instituições que já utilizam o Enem em seus processos seletivos está disponível na página eletrônica (http://www.enem.inep.gov.br) do Enem. (Envolverde)