24ª CRE inscreve alfabetizadores para Programa Brasil Alfabetizado
14/11/2012
A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) está recebendo inscrições de professores interessados em trabalhar como alfabetizadores voluntários do Programa Brasil Alfabetizado, em 2013. Para se inscrever, é preciso ser, preferencialmente, professor da rede pública, ter, no mínimo, formação de nível médio completo, ter e comprovar experiência anterior em educação, preferencialmente, em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ser capaz de desempenhar as funções. Para atuação como tradutores-intérpretes, deverão comprovar graduação em Letras/Libras Bacharelado ou certificado obtido por meio do Programa Nacional de Proficiência em Libras.
Cada alfabetizador deverá formar uma turma de alfabetizandos, que funcionará em espaços ou locais de uso público. Na área rural, a turma deve ter o mínimo de 7 e o máximo de 25 alunos e, na área urbana, o mínimo é de 14 e o máximo de 25 alunos. Os educadores receberão bolsa de R$ 400,00 mensais para o alfabetizador e para tradutor-intérprete de Libras que atuarão em uma turma ativa (R$ 600,00 para duas turmas).
Os cursos de alfabetização do Programa Brasil Alfabetizado poderão ter duração e carga horária variável, dentro dos seguintes parâmetros: 6 meses de duração, com 240 horas, ou 8 meses de duração, com 320 horas. Haverá formação inicial, de 40 horas presenciais, para os alfabetizadores e tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O Programa Brasil Alfabetizado é uma iniciativa do Ministério da Educação, em convênio com a Secretaria do Estado da Educação (Seduc). Na 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), maiores e informações e formulário de inscrição estão disponíveis do Núcleo Pedagógico.
Fonte:
http://www.radiofandango.com.br/archive/valor.php?noticia=28742