Folha de São Paulo, 24/03/2006 - São Paulo SP

1,4 milhão de jovens largam o ensino médio

É o maior índice de abandono desde 1996, segundo dados do Censo; no ensino fundamental, taxa de evasão no país é de 8%

Luciana Constantino da Sucursal de Brasília

 

Quinze em cada cem jovens matriculados no ensino médio abandonaram os estudos no Brasil em 2004. Isso significa que 1,402 milhão de alunos deixaram a escola num universo de 9,169 milhões de matrículas. É o maior índice de abandono desde 1996. Também é praticamente o dobro do registrado no ensino fundamental, etapa em que oito a cada cem estudantes matriculados abandonaram a sala de aula. É o que mostra o último Censo Escolar, divulgado neste mês pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), ligado ao Ministério da Educação. Além dos casos de abandono, o Censo aponta que dez em cada cem estudantes do ensino médio foram reprovados em 2004. São pouco mais de 965 mil jovens. Esse também é o maior índice registrado desde 1996. Os dados incluem as redes pública e particular, porém essa última detém só 12% das matrículas e os menores índices de reprovação (5,48%) e abandono (1,53%).

 

Atenção - Especialistas ouvidos pela Folha alertam que o abandono e a reprovação, aliados ao fato de o número de matrículas no ensino médio ter caído 1,5% entre 2004 e 2005, devem despertar a atenção das autoridades para detectar os motivos da falta de interesse dos adolescentes pelas salas de aula. Para o diretor da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília), Erasto Fortes, o ensino médio é a etapa com uma "identidade difícil de ser caracterizada". "Alguns dizem que é a etapa preparatória para o vestibular. Outros falam em ajudar para o mercado do trabalho. Mas o ensino médio faz parte da formação integral do jovem dentro da educação básica. E para isso o currículo ainda não está adaptado", afirma Fortes.

 

Ele cita ainda outros três fatores que devem ser analisados -a tendência de migração dos alunos do ensino médio regular para a Educação de Jovens e Adultos (antigo supletivo, que é concluído em prazo menor), a necessidade de políticas de apoio ao estudante, como merenda e transporte, e a falta de professores de algumas disciplinas, principalmente nas áreas de ciências. "A falta de condições do ensino médio causa um desestímulo aos alunos", concorda a coordenadora de programas da ONG Ação Educativa, Vera Masagão. "Na primeira oportunidade, eles vão para o mercado de trabalho. O ensino médio cresceu muito rápido, sem um aumento significativo de recursos", diz. A presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Juçara Dutra Vieira, também cita a "falta de perspectiva" oferecida pelo ensino médio aos jovens. "Em termos de inclusão e de mercado de trabalho, o ensino médio não tem dado muitas respostas", afirma.

 

Dados do IBGE - Essa percepção pode ser traduzida em números. O Brasil tinha em 2004, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 34,8 milhões de jovens entre 15 e 24 anos. Representavam 19,1% da população total. Por outro lado, a PME (Pesquisa Mensal de Emprego), realizada em seis regiões metropolitanas em dezembro do ano passado, indicava que 23% dos brasileiros entre 16 e 24 anos não estudavam nem trabalhavam. O presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Thiago Franco, dá pistas do que o jovem busca: "A escola não é um ambiente agradável. É preciso trazer para o currículo coisas ligadas ao cotidiano, discutir como a sociedade está. E o ambiente também deve ser mais democrático dentro da escola, com grêmio estudantil, clima de participação". Colaborou FÁBIO TAKAHASHI, da Reportagem Local