15 passos para entender o ENEM
02/11/2010
O que é o ENEM?
O Exame
Nacional do Ensino Médio -Enem- é uma prova criada pelo Ministério da Educação
do Brasil, durante o governo FHC, pelo ministro Paulo Renato, e reformada pelo
atual ministro da educação, Fernando Haddad, que é utilizada como exame de acesso
ao Ensino Superior em algumas universidades brasileiras e como ferramenta para
avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país, classificando as escolas de
acordo com a nota obtida.
A prova, que
era realizada no último fim de semana de agosto, agora está sem calendário definitivo e pode ser
realizada anualmente no mês de outubro ou em até três oportunidades, também é
feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade
para Todos (ProUni) e desde 2009, serve como
certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e
Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para
Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O Enem é tido
como um exame que segue uma referência teórica construtivista. Suas provas têm
sido elaboradas priorizando a resolução de problemas (Macedo, 2005 a,b,c). Como decorrência desse foco, outro autor assinala
que suas provas não devem valorizar significativamente a memorização ou a mera
rapidez de pensamento, mas a capacidade dos alunos em relacionar as informações
dispostas pelo próprio item. Esse princípio enfatiza a capacidade de o
estudante estabelecer novas conexões para lidar com questões que sejam
verdadeiros desafios (Fini, 2005). Seguindo esse
princípio, portanto, todos os itens do Enem devem pelo menos se aproximar dessa
condição (Macedo, 2005 a,b,c). Para isso, necessitam
fornecer as informações necessárias para que os estudantes possam resolver o
problema proposto.
O desafio é de
o aluno ser capaz de interpretar as informações, saber organizá-las,
coordená-las adequadamente e projetar possibilidades, envolvendo o tom da
novidade, de modo que os esquemas prévios já aprendidos não determinem
totalmente a resolução do problema (Fini, 2005).
O Ministério
da Educação apresentou em 2009, uma proposta de reformulação do Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem), este que já vinha sendo aplicado desde 1998, e sua utilização
como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades
públicas federais, o que era almejado desde sua criação. A proposta tem como principais objetivos
democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior,
possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do
ensino médio, especialmente atingidos pela evasão escolar.
Neste sentido,
As universidades possuem autonomia e puderam optar
entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
o Como
fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
o Como
primeira fase;o Combinado com o vestibular da instituição;
o Como
fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
Tudo isto foi proposto em 2009, com o aval e a permuta de várias universidades. Acredita-se que neste sistema democrático, o vestibular tradicional mudará o perfil do acadêmico brasileiro.
Fonte:
http://www.portaluniversidade.com.br/noticias-ler/15-passos-para-entender-o-enem/378