15 passos para entender o ENEM

02/11/2010

 

O que é o ENEM?

 

O Exame Nacional do Ensino Médio -Enem- é uma prova criada pelo Ministério da Educação do Brasil, durante o governo FHC, pelo ministro Paulo Renato, e reformada pelo atual ministro da educação, Fernando Haddad,  que é utilizada como exame de acesso ao Ensino Superior em algumas universidades brasileiras e como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país, classificando as escolas de acordo com a nota obtida.

A prova, que era realizada no último fim de semana de  agosto, agora  está sem calendário definitivo e pode ser realizada anualmente no mês de outubro ou em até três oportunidades, também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e desde 2009, serve como certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Enem é tido como um exame que segue uma referência teórica construtivista. Suas provas têm sido elaboradas priorizando a resolução de problemas (Macedo, 2005 a,b,c). Como decorrência desse foco, outro autor assinala que suas provas não devem valorizar significativamente a memorização ou a mera rapidez de pensamento, mas a capacidade dos alunos em relacionar as informações dispostas pelo próprio item. Esse princípio enfatiza a capacidade de o estudante estabelecer novas conexões para lidar com questões que sejam verdadeiros desafios (Fini, 2005). Seguindo esse princípio, portanto, todos os itens do Enem devem pelo menos se aproximar dessa condição (Macedo, 2005 a,b,c). Para isso, necessitam fornecer as informações necessárias para que os estudantes possam resolver o problema proposto.

O desafio é de o aluno ser capaz de interpretar as informações, saber organizá-las, coordená-las adequadamente e projetar possibilidades, envolvendo o tom da novidade, de modo que os esquemas prévios já aprendidos não determinem totalmente a resolução do problema (Fini, 2005).

O Ministério da Educação apresentou em 2009, uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este que já vinha sendo aplicado desde 1998,  e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais, o que era almejado desde sua criação.  A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio, especialmente atingidos pela evasão escolar.

Neste sentido, As universidades possuem autonomia e puderam optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

o Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;

o Como primeira fase;o Combinado com o vestibular da instituição;

o Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Tudo isto foi proposto em 2009, com o aval e a permuta de várias universidades. Acredita-se que neste sistema democrático, o vestibular tradicional mudará o perfil do acadêmico brasileiro.

 

Fonte:

http://www.portaluniversidade.com.br/noticias-ler/15-passos-para-entender-o-enem/378