EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES NO BRASIL.
RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA À LUZ DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Sonia Maria Rummert
Palavra(s) – Chave: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Políticas de Educação de Jovens e Adultos; História da educação de jovens e adultos trabalhadores; Trabalho e Educação
Local de realização: Universidade Federal Fluminense – Programa de Pós Graduação em Educação – NEDDATE/EJATrab
Apoio: CNPq
Resumo:
O projeto objetiva analisar, em duas fases da história da Educação de Jovens e Adultos, explicitações de como a complexificação de nosso padrão de sociabilidade se expressa na educação da classe trabalhadora ao longo do sec. XX, mais particularmente a partir dos anos de 1940. Tal complexificação, sem elidir as contradições de longa duração que remontam aos traços de nossa colonização ainda não superados e que marcaram e ainda marcam a educação dos trabalhadores. Nessa perspectiva, abordamos aspectos relativos à educação e à formação humana da classe trabalhadora no Brasil em dois períodos específicos: o primeiro constituído pelo período de 1946 a 1964 e o segundo compreendido da década de 1990 até o período de vigência deste projeto: 2015, visando a dar continuidade e a ampliar aos estudos já empreendidos e identificar e analisar as concepções inspiradoras das principais ações voltadas para a educação da classe trabalhadora, à luz das bases teórico-metodológicas da relação Trabalho e Educação. Pretendemos, assim, construir uma proposta de “leitura” das interfaces entre a educação profissional e a educação de jovens e adultos e rediscuti-las no bojo da dualidade educacional e do contexto particular de capitalismo tal como se manifesta no Brasil, em seu caráter desigual e combinado, e subordinado, no âmbito do cenário internacional.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: A FORMAÇÃO HUMANA NO CENÁRIO DE INTEGRAÇÃO SUBALTERNA NO CAPITAL-IMPERIALISMO. ESTUDOS COMPARADOS BRASIL E PORTUGAL
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Sonia Maria Rummert
Palavra(s) – Chave: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Políticas de Educação de Jovens e Adultos; Estudos comparados Brasil – Portugal; Trabalho e Educação
Local de realização: Universidade Federal Fluminense – Programa de Pós Graduação em Educação – NEDDATE/EJATrab
Apoio: CNPq
Resumo:
No âmbito das investigações sobre as políticas e práticas relativas à formação de jovens e adultos, implementadas, por iniciativa dos governos do Brasil e de Portugal, com as múltiplas contradições que abrigam, vários temas emergem como decorrência de estudos até aqui realizados. Entre eles, destacamos como mais relevantes, aqueles que deram origem a nossa atual proposta de pesquisa, que assumem o caráter de vertentes principais do estudo a ser empreendido e encontram-se, segundo nosso entendimento, profundamente entrelaçados, como expressões de uma mesma totalidade sócio-histórica e oferecem ricos desafios de ordem política e epistemológica.
Entre tais vertentes, destacamos:
a) Sistematizar e produzir conhecimento científico, a partir de uma abordagem comparada, sobre as políticas e as práticas relativas às ofertas educativas dirigidas a jovens e adultos trabalhadores com baixos graus de escolarização e de qualificação profissional, empreendidas no Brasil e Portugal, no período de 2003 a 2015;
b) Contribuir para a produção do conhecimento científico no âmbito do reconhecimento e validação dos saberes produzidos pela classe trabalhadora a partir de reivindicações e propostas emanadas da própria classe trabalhadora.
Para tanto, pretende-se, ao longo do trabalho:
a) Analisar o grau e a forma das influências do desenvolvimento desigual e combinado no cenário do padrão de acumulação flexível, em suas faces social, política e econômica, nas políticas e ações relativas à educação de jovens e adultos da classe trabalhadora no Brasil e em Portugal;
b) Dar continuidade à análise das relações entre as bases do padrão de acumulação flexível e as teses da educação ao longo da vida, norteadoras das propostas relativas à educação de jovens e adultos da classe trabalhadora no Brasil e em Portugal, tal como difundidas pelos organismos multilaterais de financiamento.
c) Explicitar como, e em que medida, os programas de elevação de escolaridade e formação profissional, desenvolvidos na década referida, no Brasil e em Portugal – com destaque especial, dada sua relevância político-ideológica, para o Projovem, o Proeja, o Pronatec e o Novas Oportunidades – integram, com suas particularidades, o novo desenho da dualidade educacional de novo tipo, característica do capital-imperialismo em sua atual fase de acumulação;
d) Apresentar subsídios teórico-metodológicos para formulação de propostas de educação integral da classe trabalhadora, coadunadas com projetos societários emancipatórios, visando à superação dos modelos instrumentais dos programas de elevação de escolaridade e qualificação profissional hoje em curso nos dois países e, reconhecidamente, insuficientes no que tange à aquisição universal das bases dos conhecimentos científicos e tecnológicos;
e) Contribuir para ampliar as reflexões acerca dos processos de reconhecimento e validação dos saberes experienciais dos trabalhadores, tomando por base o acúmulo teórico-metodológico verificado em Portugal a partir do processo revolucionário da Revolução dos Cravos, do que foi desenvolvido naquele país a partir do diálogo acadêmico com a produção européia e estabelecendo as conexões entre esse corpo de conhecimentos e aquele já produzido no Brasil acerca da mesma temática.
A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES NA IMPRENSA LIBERAL NO FINAL DOS ANOS 1940, NO RIO DE JANEIRO
Responsável: Prof.ª Dr.ª Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim
Local de realização: Universidade Federal Fluminense / Faculdade de Educação – NEDDATE/EJATrab
Palavras-chave: imprensa burguesa; Educação de jovens e adultos trabalhadores; Trabalho-Educação; campanhas de alfabetização
Resumo:
Tem como objetivo analisar, por meio das notícias publicadas nos jornais cariocas liberais do período, as características dos cursos da Campanha Nacional de Alfabetização promovida pelo Governo Dutra, em caráter supletivo, quando cerca de metade da população brasileira de mais de 15 anos era analfabeta. A campanha era considerada estratégica para formação do capital humano necessário ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento, em todo o país.
TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Responsável: Profa. Dra. Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim
Local de realização: Universidade Federal Fluminense / Faculdade de Educação – NEDDATE/EJATrab
Palavras-chave: trabalho docente, políticas públicas, educação profissional em saúde, Trabalho-Educação
Resumo:
Visa aprofundar estudos sobre trabalho e formação docente em educação profissional que contribuam para a definição de políticas públicas. Busca, especificamente: a promoção de avaliações, levantamentos, diagnósticos e estudos comparados na área; a produção de conhecimento sobre aspectos políticos, históricos, teóricos e metodológicos da formação e do trabalho docente, particularmente na área da educação profissional em saúde.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: OFERTA E CARACTERÍSTICAS.
Responsável: Profª. Dr.ª Jaqueline Pereira Ventura
Local de realização: Universidade Federal Fluminense / Faculdade de Educação –Programa de Pós Graduação em Educação – NEDDATE/EJATrab
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos trabalhadores; Ensino Médio; diversificação da oferta Trabalho-Educação
Resumo:
A pesquisa objetiva compreender as condições de oferta e de realização da Educação de Jovens e Adultos de ensino médio, no estado do Rio de Janeiro. Nela, em especial, consideramos as variadas ênfases formativas das redes, dos programas e dos cursos que compõem a oferta; as relações entre a configuração da oferta e as características econômico-sociais regionais do estado, e os diferentes padrões de realização da formação escolar nessa etapa e modalidade de ensino implicados com a diversificação da oferta.
EJA MANGUINHOS: HISTORIOGRAFIA E CONCEPÇÕES INSPIRADORAS
Responsável: Prof. Dr.Rafael de Lima Bilio
Palavras – Chave: Historiografia da EJA; EJA Manguinhos; concepções de EJA; trabalho-educação
Local de realização: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da FIOCRUZ
Resumo:
O projeto trata da historiografia do programa de Educação de Jovens e adultos de Manguinhos realizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da FIOCRUZ. A pesquisa visa identificar e analisar as concepções inspiradoras das suas ações à luz das bases teórico-metodológicas da relação Trabalho e Educação e das características do capitalismo desigual e combinado.
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
Responsável: Prof.ª Dr.ª Camila Azevedo Souza
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos trabalhadores; Antonio Gramsci; Edward Thompson; pedagogia histórico-crítica
Local de realização: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora
O projeto tem por objetivo sistematizar fundamentos teórico-metodológicos para a educação de jovens e adultos trabalhadores sob a inspiração das formulações gramscianas e thompsianas em articulação com as contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural.
LINGUAGENS E EXPERIÊNCIA COMO PROCESSOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA URBANA
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Marcia Soares de Alvarenga
Palavra(s) – Chave: Linguagens, experiência, processos formativos, educação de jovens e adultos.
Local de realização: Faculdade de Formação de Professores – UERJ
Apoio: FAPERJ
Resumo:
A pesquisa é realizada em escola pública de periferia urbana junto com professores e jovens e adultos trabalhadores e problematiza o direito à educação de jovens e adultos trabalhadores, tomando como tensão repercussões e rebatimentos políticos e sociais que perpassam processos de leitura e escrita em contexto escolar. A abordagem teórica do artigo está ancorada no enlace entre linguagem oral e escrita como problema de hegemonia político-cultural e, em última instância, como questão de ideologia. Apoiando-nos no diálogo com Antonio Gramsci, Mikhail Bakhtin e E. P. Thompson e Paulo Freire, a pesquisa é desenvolvida a partir de um conjunto de atividades que compõe repertórios com vista aos processos formativos dos sujeitos envolvidos.
PODER LOCAL E DIREITO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES NO LESTE METROPOLITANO FLUMINENSE/RJ EM UMA ABORDAGEM DA CARTOGRAFIA DA AÇÃO
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Marcia Soares de Alvarenga
Palavra(s) – Chave: Poder Local, Direito à educação, Educação de jovens e adultos trabalhadores, cartografia da ação.
Local de realização: Faculdade de Formação de Professores – UERJ
Apoio: CNPq
Resumo:
O projeto tem como campo de pesquisa quatro municípios (São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito e Maricá) que compõem a microrregião do Leste Metropolitano Fluminense, com mais de dois milhões de habitantes (IBGE, 2010), e integram a área de influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ). O projeto tem por principais objetivos elaborar a cartografia das instituições político-institucionais e dos movimentos sociais dos municípios em referência com o direito à educação de jovens e adultos trabalhadores, bem como cartografar as ações engendradas pelos respectivos governos locais e sociedade civil, identificando os diferentes meios pelos quais veiculam suas ações territórios.
PROCESSOS DE MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Responsável: Prof.ª Drª.Camila Azevedo Souza
Palavras-chave: empresariado; mercantilização da educação; trabalho-educação
Local de realização: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora
Resumo:
Pretende-se aprofundar a análise sobre a atuação do empresariado de consultoria em processos de mercantilização da educação básica a partir da perspectiva epistemológica do materialismo histórico e do referencial teórico-metodológico baseado nas formulações de Antonio Gramsci, que contribuem na análise dos projetos educativos mediados pelas relações de hegemonia no processo de construção de uma nova sociabilidade. Considerando as contradições entre capital e trabalho, com destaque para a legitimação da concepção burguesa de mundo como referência geral para a formação humana, o presente estudo buscará apreender em que medida o empresariado assume protagonismo no movimento da mundialização da educação, fundamentalmente a partir do século XXI, evidenciando como a classe empresarial atua organicamente na educação através da política de parcerias, assim como as mediações dos organismos internacionais.
RELAÇÕES DE GÊNERO NA EJA
Responsável: Paula Cardoso de Oliveira Savacini
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos trabalhadores; classe social e EJA; gênero na EJA;
Local de realização: Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – NEDDATE/EJATrab
Resumo:
A pesquisa em questão visa estudar as relações de gênero na EJA, baseada na noção de classe social e no contexto histórico em que vivemos atualmente. Porém, põe em voga a questão do gênero feminino, buscando compreender como as mulheres chegaram até a EJA, quais são suas motivações e o que pretendem para o futuro.